quinta-feira, 24 de abril de 2008
Espelho quase perfeito fará mapa 3-D do Universo
O telescópio Vista (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy), acaba de receber o seu espelho principal, que permitirá que ele se torne o mais rápido telescópio a varrer os céus, capturando imagens nas faixas visível e infravermelha do espectro eletromagnético.
Espelho quase perfeito
O espelho, com 4,1 metros de diâmetro, bateu um recorde de precisão de curvatura - ele é o espelho de grande dimensão mais fortemente curvado e mais precisamente polido, apresentando desvios de uma superfície perfeita de apenas 30 nanômetros.
Ele tem 17 centímetros de espessura, pesa 5,5 toneladas e foi feito de uma cerâmica vítrea especial, com expansão térmica ultra baixa. Seu processo de polimento durou dois anos. No seu centro há um furo com 1,2 metro de diâmetro, onde será instalada a câmera do telescópio.
Mapa 3-D do Universo
O telescópio Vista está sendo montado no topo do monte Cerro Paranal, no deserto do Atacama, no Chile, a 2.518 metros de altitude. Ele será utilizado para observar objetos que não são facilmente visíveis pelos telescópios que capturam unicamente a luz visível por causa da poeira interestelar que os circunda ou porque a luz desses corpos celestes é muito fria.
Entre outros vários objetivos científicos, o Vista deverá mapear a estrutura tridimensional de nosso universo e ajudar a determinar a relação entre essa estrutura 3-D e as misteriosas energia escura e matéria escura, que juntas respondem por mais de 95% da massa do universo.
O novo telescópio também permitirá também que os cientistas testem hipóteses rivais à atualmente aceita sobre a natureza da matéria escura. O mapa 3-D deverá cobrir uma área de 5% de todo o universo observável.
Redação do Site Inovação Tecnológica
22/04/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário